Clínica em Brasília
BERA - PEATE
Exame do Potencial Auditivo de Tronco Encefálico

Tido como um pontual complemento ao exame de audiometria tonal, a análise do

Potencial Auditivo de Tronco Encefálico

visa se aprofundar nos resultados iniciais obtidos com a audiometria e, assim, determinar as ocorrências da perda auditiva, além de elencar o seu tipo e grau, para um diagnóstico mais preciso por parte dos Otorrinos em Brasília da Clínica.

Objetivo e indolor, o exame BERA independe da resposta do paciente, e seu escopo de investigação abrange desde a orelha interna até o córtex cerebral, o que permite um detalhado exame de integridade funcional nas vias auditivas, obtendo resultados que verificam se a lesão em questão tem ponto de origem na cóclea, no tronco encefálico ou no nervo auditivo.

O exame

BERA em Brasília

é realizado da seguinte forma: a princípio, limpa-se com pasta abrasiva a superfície da pele localizada atrás de cada orelha e na testa, também, para fixar os eletrodos (aderentes por uma fita adesiva antialérgica). Deitado, o paciente recebe um par de fones de ouvidos e, quando estiver relaxado o suficiente e isolado de ruídos externos, passa a receber estímulos sonoros que só ele consegue ouvir.

Assim, a cada novo estímulo, os Otorrinos em Brasília da Clínica identificam a quantidade de eletricidade gerada tanto pelo nervo auditivo quanto pelas estruturas do tronco encefálico, que são ativadas pelo som e, posteriormente, captadas pelos eletrodos para compor um diagnóstico acurado.

As indicações para o encaminhamento de um paciente ao exame do Potencial Auditivo de Tronco Encefálico são múltiplas e variadas, estando a Clínica à frente para auxiliar os pacientes em Brasília da forma mais rápida e eficiente possível. Recentemente, o exame BERA tem sido utilizado como um procedimento de predição de óbito em pacientes que estejam em coma Glasgow 3, servindo como instrumento de diagnóstico de morte encefálica.

Mas, entre as suas tantas outras variações, o exame é recomendado para compor um quadro diagnóstico precoce da perda auditiva de pessoas em qualquer idade (em casos nos quais os métodos subjetivos foram inconclusivos), para servir de guia de acompanhamento da maturidade das vias auditivas (em quadros clínicos de hiperbilirrubinemia neonatal), para averiguar causas de zumbidos, detectar tumores localizados no nervo auditivo e em afecções diversas, como esclerose em placas, Alzheimer eleucodistrofias, entre outros.

Levada na experiência acumulada pelos doutores Carolina Nunes Santos Barbosa e Flavio Henrique Barbosa, a Clínica é uma clínica que abrange seu escopo em múltiplas áreas, como Otorrinolaringologia, Cirurgia Cérvico Facial, Medicina do Sono, Ortodontia, Implantodontia e Odontologia do Sono, entre outras, permitindo que seus pacientes concentrem as suas necessidades em um só lugar.
Agende sua consulta
Onde estamos
Você
Sabia?
Corpo Clínico

Nossos médicos são Membros da International Federation of Facial Plastic Surgery e da American Academy of Sleep Medicine...